Programa da Unimed que dá suporte a pacientes crônicos completa 12 anos
Preocupada em promover melhor qualidade de vida aos seus beneficiários, a Unimed Avaré atua na área de Medicina Preventiva, colocando em prática ações que podem contribuir para a mudança de atitude com adoção de hábitos saudáveis que estimulam tanto a prevenção como o controle de doenças crônicas.
Um dos principais programas da Unimed no setor de Medicina Preventiva é o Qualivida, que fornece orientações médicas e ajuda a promover a adaptação de pacientes, principalmente idosos que apresentam doenças crônicas (como Alzheimer, Parkinson e Acidente Vascular Cerebral). Além disso, o Qualivida atende outros casos, como crianças que necessitam de antibioticoterapia e gestantes em tratamento de anemia.
Existente há 12 anos, o Qualivida atende atualmente 70 pacientes por mês. Sob a responsabilidade do Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), o programa possui uma equipe multidisciplinar, coordenada pelo médico Valmir Kuniyoshi e composta por um médico assistente, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais credenciados pela Unimed (como fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, entre outros) dependendo das necessidades do paciente.
Para que o paciente faça parte do Qualivida, o médico assistente deverá solicitar sua adesão e será responsável pelo acompanhamento do caso. “A família do paciente deverá indicar uma pessoa, que será denominada de cuidadora e receberá as informações e o treinamento necessários para ajudar na adaptação do paciente”, informou Ana Maria Gambini, responsável pelo NAS.
Através do programa, o paciente também tem acesso a consultas médicas, sessões de fisioterapia, curativos e aplicação de medicamentos no NAS, que funciona de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30. Se houver necessidade, de acordo com avaliação da equipe do Núcleo, o atendimento pode ser feito na residência do paciente. Nos finais de semana e feriados, a responsabilidade para efetuar esses serviços é do plantonista da UTI móvel.
Facilidade e conforto
De acordo com relatos de beneficiários atendidos pelo Qualivida, os efeitos positivos do programa são significativos no dia-a-dia dessas pessoas. Um exemplo disso é o caso da paciente Lucia Esther Vaz Fonseca, que tem 83 anos e há sete teve um Acidente Vascular Cerebral. Depois que ficou impossibilitada de andar, por volta de três anos atrás, Lucia Esther passou a fazer parte do Qualivida.
Segundo sua filha, a professora Maria Luísa Fonseca, o atendimento pelo Qualivida foi de fundamental importância devido à dificuldade de locomoção de sua mãe. “O Qualivida facilita a vida dos cuidadores, uma vez que oferece atendimento domiciliar de enfermagem, fisioterapia e geriatria”, afirmou Maria Luíza. “Sempre fui bem atendida pelo pessoal responsável, todos da equipe são atenciosos”, acrescentou Maria Luíza.
Uma das primeiras beneficiárias da Unimed, Zoé Mengual Pepe também elogiou o programa Qualivida. Com 82 anos, ela cuida do marido, Agenor Francisco Pepe, que tem 88 anos e sofre de Mal de Alzheimer. “Há três anos, quando meu marido ficou acamado, fui buscar ajuda da Unimed, me aconselhar, sair da ignorância”, contou Zoé, lembrando que a equipe do Qualivida já a socorreu em várias situações. Ela relatou que seu marido usa dois tipos de sonda (abdominal e para urinar). “A equipe do programa me orientou como agir no caso da sonda entupir e como trocar a sonda”, exemplificou Zoé.